quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Pronasci em pauta


Entendendo o Pronasci


Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).O projeto,segundo o ministério da justiça ,articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.


Em palestra dada recentemente a faculdade Estácio de Sá em parceria com a PM o diretor do pronasci Jorge Quadros ressaltou o investimento social que o pronsaci propõe.” Investir no preparo policial e combater a corrupção policial é investir diretamente no avanço da qualidade do serviço prestado a toda sociedade”,ressaltou.



Segundo dados do governo federal serão investidos no programa R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.E o projeto terá inicio nos estados de : Alagoas, Acre, Bahia, Ceara, DF e Entorno, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.


Para o jornalista Eduardo Costa que esteve palestrando ao lado do diretor do pronasci, vários programas iniciaram e não tiveram continuidade, o que gera uma certa desconfianca por parte da sociedade e da imprensa.” Todos nós torcemos para que este programa de certo,pois a seguranca é hoje o tema de principal preocupação na vida da maioria dos brasileiros”, disse Costa.


A proposta do governo federal é que para garantir a realização das ações no país sejam celebrados convênios, contratos, acordos e consórcios com estados, municípios, organizações não-governamentais e organismos internacionais, para viabilizar os investimentos do programa.
Sobre as principais ações do programa o ministério da justiça cita; o estimulo através de bolsas para a formação acadêmica para os profissionais da seguranca publica, práticas de segurança-cidadã, como a utilização de tecnologias não letais; técnicas de investigação, capacitacao de mulheres e jovens como agentes comunitários do projeto e ampliação do numero de vagas nas penitenciárias.

Leia tambem

violência é alvo de filmes
violência contra a mulher

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Estudante de jornalismo fala sobre sua monografia

http://http//observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=363AZL002Um dos momentos mais importantes na vida acadêmica é a construção da monografia, este momento deixa muitos estudantes apreensivos e nervosos.
Para a estudante do 7° periodo de jornalismo Lidia Viana, a monografia deve ser o fruto do objeto de trabalho ao qual o estudante quer se dedicar na vida profissional.
Lidia resolveu que vai fazer sua monografia sobre jornalismo ambiental. O Jornalismo ambiental é aquele que se especializa nos fatos relativos ao meio ambiente, a fauna, a flora, a ecologia e a natureza de um modo geral. Perguntada o porque da escolha do tema ela diz que existe uma carência de jornalistas nesta area,que dominem e entendam do assunto." O jornalismo ambiental sera fundamental nos proximos anos,porque as atividades industriais estão cada vez maiores, os desmatamentos tambem, a poluição de rios etc..., varios efeitos nossivos ao meio ambiente serão sentidos por todos nós, e é preciso ter profissionais bem preparados para comunicar e transmitir informação de credibilidade sobre o assunto".
A estudante de jornalismo tambem considera que este trabalho de monografia,poderá ser utilizado como material educativo para outros estudantes de jornalismo, e para os profissionais que já atuam no mercado.
Hoje cursando o 7° periodo Lidia já começa a escrever seu projeto experimental sobre o tema, e já encontra dificuldades de pesquisa." É muito dificil encontrar algo sobre jornalismo ambiental, na verdade o profissional tem que gostar,entender e buscar informações sobre isto, o jornalista desta area deve ser um conhecedor e divulgador de novas formas de desenvolvimento sustentavel".
Vamos torcer para que nossa estudante se torne uma jornalista e possa defender o meio ambiente.
Ouça tambem a entrevista do estudante Daniel de Deus sobre sua monografia!!