quarta-feira, 15 de julho de 2009

Articulação Democrática

Articulação Democrática define estratégias para PED

Cerca de 680 lideranças, entre militantes, presidentes de diretórios, prefeitos, vices e vereadores, de 172 municípios mineiros se reuniram, dia 27 de junho de 2009, no Sesc-Venda Nova, em Belo Horizonte (MG). O encontro foi convocado pelo deputado federal Reginaldo Lopescom o objetivo deprestar contas de sua atuação política, lançar o movimento “Articulação Democrática” e traçar estratégias para este ano.

Durante o evento, que se estendeu até a manhã do domingo (28/06), também foi discutido o Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores, que acontecerá no dia 22 de novembro deste ano. O nome de Reginaldo Lopes, atual presidente do PT estadual, foi lançado à reeleição pelos presentes. O grito de ordem era: “PT urgente! Reginaldo presidente!”

Apoios

Durante a cerimônia de abertura, o deputado Reginaldo Lopes recebeu várias manifestações de apoioa sua reeleição à presidência do PT-MG, destacando o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel e dos secretários nacionais de Organização e de Assuntos Institucionais do PT, Paulo Frateschi e Romênio Pereira. Engrossaram o apoio os componentes da Mesa: o prefeito de Guarani, José Xavier; o vice-prefeito de Bocaiúva, Juarez Teixeira; a vereadora de Belo Horizonte, Neusinha Santos; a vereadora de Carangola, Regina Aparecida; a representante da Executiva Estadual, Cida; o presidente do PT de Belo Horizonte, Aluízio Marques e o deputado federal Miguel Corrêa Júnior.

Frateschi, que faz parte do campo Construindo Um Novo Brasil, apontou queReginaldo foi eleito num momento difícil do PT. "Tenho notícias que ele roda para caramba o Estado. Isso é incrível. Sua reeleição é fundamental. Sou da esquerda mais antiga do PT, que hoje é socialista, democrático, de massa. Reginaldo, você ouve a base e respeita o Estatuto. Por isso, deve ser reeleito”, afirmou.

Frateschi ainda comentou a situação privilegiadado partido em Minas que tem nomes para o Governo do Estado como Fernando Pimentel e Patrus Ananias. "A situação de Minas Gerais é privilegiada. Não é qualquer Estado que tem um Pimentel e o Patrus", disse o secretário nacional.

Pimentel manifestou seu apoio irrestrito ao deputado Reginaldo Lopes, que, segundo ele, tornou o PT um partido amplo, que conversa, discute e sempre busca a unidade na adversidade. O ex-prefeito de BH ainda destacou o resultado da última pesquisa nacional, que reafirma o PT como o partido da preferência de 30% dos brasileiros. Pimentel também reafirmouque seria um erro o PT de Minas abdicar da disputa do governo estadual.“Agora chegou a nossa vez, com todo respeito aos nossos companheiros da base aliada”, afirmoudestacando a importância da unidade interna para vencer essa disputa.

Reginaldo Lopes salientou queo partido tem chance de vencer as eleições.Para ele, "este não é o momento de abrirmos mão da candidatura própria ao Governo de Minas", destacando queo Estado tem dois excelentes candidatos. O presidente do PT mineiro falou ainda sobre a possível candidatura daministra Dilma Rousseff e fez uma breve análise sobre a sucessão presidencial.

Em relaçãoa sua atuação à frente do PT-MG afirmou que vai continuar se empenhando para construir a vitória "Como presidente, vou continuar sendo assim: ouvindo cada realidade em especial. Tenho certeza que, lá na frente, vamos encontrar um grande ponto de convergência. Estamos escalando Pimentel e Patrus e com esta dupla de atacantes chegaremos à vitória", finalizou.

Articulação Democrática

No domingo (28),as lideranças daArticulação Democrática definiram a realização de encontrosnas regionais do PT paradivulgação do coletivo e a eleiçãode coordenações do movimento. Além disso, acontecerá uma campanha em todo Estado para divulgação do manifesto ea coleta de assinaturas de apoio. Ainda na reunião, representantes das mulheres e da juventude organizaram uma coordenação provisória paraos setoriais.

No cronograma da Articulação Democrática, após as reuniões regionais, acontecerá o encontro estadual das coordenações, que deverá traçar a estratégia de participação do coletivo no PED e lançara chapa queconcorrerá ao diretório estadual. A Articulação Democrática defende a reeleição do presidente do PT-MG, Reginaldo Lopes, ecandidatura própria ao governo do Estado e ao Senado Federal. Foi definido, ainda, que, caso não seja possível a construção de consenso em relação ao nome do Partido à disputa ao Palácio da Liberdade, os filiados que fazem parte deste grupo farão sua opção livre e de forma soberana.O coletivo também caminha para o apoio à candidatura de José Eduardo Dutra para a presidência nacional do PT.

Informações Assessoria da Articulação Democrática