segunda-feira, 2 de março de 2009

A importância da apuração jornalistica

















Uma advogada brasileira de 26 anos colocou recentemente o jornalismo brasileiro sob os olhares internacionais. A jovem Paula Oliveira, hoje mora na Suiça e foi protagonista de um dos maiores escandalos envolvendo a imprensa brasileira.

A advogada brasileira alegou ter sido agredida por três homens brancos, com cabelo raspados, na noite de segunda-feira 9/02 em Dubendorf, cidade que fica perto de Zurique. Ela diz que a agressão fez com que ela perdesse os filhos gêmeos que estava esperando, além de deixá-la marcada com cortes em todas as partes do corpo. Os cortes feitos por estilete traziam as letras do partido de extrema direita SVP (Partido do Povo Suíço).


Na sexta-feira (13), a polícia da Suíça disse que Paula Oliveira não estava grávida no momento da agressão. A polícia cita exames do Instituto de Medicina Legal e do Hospital Universitário de Zurique.
Para a cônsul brasileira em Zurique, Vitória Cleaver, não há razão para duvidar dos legistas no que se refere à inexistência de uma gravidez no dia do incidente. Ela acha que o governo Suíço não ia armar uma história que poderia facilmente ser desmascarada, o que provocaria um choque diplomático entre o Brasil e a Suiça. "Não tenho elementos para duvidar disso", disse.

Todos ouvimos casos de violencia todos os dias e este seria mais um caso senão fosse o merito da acusação.Paula disse ter sido agredida por neo-nazistas que a teriam atacado por preconceito.


Em um primeiro momento todos nós nos solidarizamos com a jovem que assim como varios brasileiros são desrespeitados e vitimas de violencia sejam fisicas ou morais no exterior. Toda humanidade tambem se sensibilizou pois todos conhecem os horrores praticados pelo nazismo e o retorno de grupos tão radicais e violentos poderia acabar com a paz entre os povos.

Nos principais jornais suíços, alguns artigos chegam a ironizar o presidente Lula pelas declarações dadas sobre o caso.
Também afirmam que a gravidez inventada seria uma técnica comum entre mulheres brasileiras para pressionar seus namorados, noivos ou maridos. E acusam o Brasil de ser um dos países mais xenófobos do mundo, onde 72% da população seriam contra à recepção de estrangeiros.

Todo o povo brasileiro acabou sendo motivo de chacota em função de uma noticia não apurada,em função da preguiça e da pessima qualidade do jornalismo brasileiro. Inclusive as relações diplomaticas de um país podem ser abaladas por noticias falsas e que causem constrangimento.

Não é de hoje que o jornalismo brasileiro vem sendo questionado duramente pelos setores mais criticos da sociedade brasileira. Todos os dias assistimos posições imaturas e sectárias sobre as coisas de interesse comum.A imprensa brasileira na verdade não passa de uma agencia divulgadora de interesses, valoriza o agronegócio e marginaliza a luta por reforma agrária, trabalha a tecnologia como folhetos de compra de produtos, critica paises que tem governos de esquerda e se rasga de elogios a governos conservadores.

Entre os casos que demonstram a falta de habilidade da imprensa brasileira podemos destacar o caso da Escola Base onde seis pessoas foram acusadas de abuso sexual pela imprensa.A divulgação da matéria resultou em depredação e saque da escola e os acusados chegaram a ser presos.Mas no final o caso foi arquivado por falta de provas.


Confira o video em que a avó de Paula diz que ela é ambiciosa.







Nenhum comentário: