>
Pollyana Ferrari
Jornalismo digital,convergencia de midias, blog, entre outros, são temas que a Jornalista Pollyana Ferrari estuda há muito tempo e por isto se tornou uma das maiores referencias destes temas no Brasil.
Professora de Jornalismo Digital na PUC e Unifeo, dedica-se ao mercado editorial de informática desde o final dos anos 1980 e à internet desde 1995. Quando perguntada sobre o que poderia ser feito para aprimorar o webjornalismo a resposta é objetiva, “As redes sociais explodindo no planeta e nós ainda oferecemos a mesma notícia da Reuters em praticamente todos os portais. O leitor percebe e em dois cliques muda de endereço, pois na Internet ninguém é fiel a um endereço apenas”,afirma.
Autora do livro Jornalismo Digital, Pollyana se diz satisfeita com o sucesso do livro. “Fico muito feliz queJornalismo Digital tenha virado referência e tenha sido adotado em todos os cursos de jornalismo do país. Já participei de mais de 100 monografias e teses sobre Jornalismo. É muito gratificante para uma jornalista/pesquisadora como eu ver que posso ajudar a mudar o conceito de Jornalismo digital neste país”. A jornalista ainda diz que a Web amadureceu com a explosão da blogosfera. Sobre a importância do blog Pollyana diz que para o jornalista o exercício de navegar diariamente e escrever também contribui muito para a pratica da profissão.
Outro assunto que a jornalista cita na entrevista é a questão do cidadão repórter. Que para ela este cidadão deveria ter sua atividade profissional para ter pleno domínio na reportagem. Mas ressalta que o papel do jornalista e do editor de noticia continuaria o mesmo.
Perguntada sobre o salário dos jornalistas multimídia ela afirma que os salários deveriam se adequar a este profissional com mais responsabilidades. “ainda o que vemos são desbravadores do digital que trabalham por vontade de conhecer o novo. Que se apaixonam pela Web [quase picados por um vírus] e nunca mais largam. Mas economicamente ainda não são valorizados como deveriam”.
Pollyana também é uma defensora dos blogs e considera uma experiência fundamental para o jornalista. “: Acho uma experiência fundamental. Não só para treinar a linguagem, mas para criar o hábito diário de se reciclar, navegar. Pois o primeiro passo para entender a blogosfera é navegar muito”, conclui.
Pollyana Ferrari também foi diretora da unidade de Internet da Editora Globo; editora do site da revista Época; editora-chefe do programa Vitrine, da TV Cultura; e diretora de conteúdo do portal IG, também trabalha como consultora de empresas.
Confira mais sobre a entrevista no Blog do jornalista Rafael Ursino
Nenhum comentário:
Postar um comentário